Radiografias Intrabucais
Radiografia Intraoral
Os exames radiográficos intraorais são os principais exames de auxílio diagnóstico aos dentistas. Aqui sensor é colocado dentro da boca do paciente, portanto permite uma excelente visualização de cada elemento dentário e estruturas adjacentes de forma mais detalhada. A radiografia intrabucal se divide em:
Radiografia Interproximal Digital
Nesta técnica observam-se simultaneamente as coroas dentais dos dentes superiores e inferiores de uma região e suas cristas alveolares. Esta técnica é muito valiosa pois contribui, muitas vezes, para uma diagnóstico precoce de cárie nas superfícies proximais, adaptação de coroas e restaurações, avaliar condições periodontais, integridade das cristas ósseas e cálculos interproximais.
Oclusal
Esta radiografia permite localizar precisamente raízes residuais, dentes supranumerários, dentes não erupcionados e impactados, corpos estranhos e também cálculos salivares nos ductos das glândulas sublingual e submandibular . Nesta técnica o filme é inserido entre as superfícies oclusais dos dentes superiores e inferiores.
Radiografia Periapical Digital
Esta técnica possibilita uma visão em conjunto dos elementos dentais e dos tecidos ósseos adjacentes e a relação entre eles. Utilizada principalmente para uma análise mais específica que consiste na avaliação óssea do periápice dental, pesquisa de cárie, sua extensão e comprometimento pulpar, avaliação do nível da crista óssea alveolar e tipo de reabsorção. Além disso, ainda possibilita o reconhecimento da forma anatômica dos elementos dentários, número de raízes e condutos e avaliação das relações entre os dentes decíduos e permanentes.