Radiografias Extrabucais
Radiografia Extraoral
Nos exames radiográficos extraorais, a imagem é feita fora da boca, sendo mais direcionado para análise do crânio, maxila, mandíbula e espinha cervical. No entanto, é possível ter uma visão geral sobre toda a arcada dentária e estruturas adjacentes permitindo o diagnóstico de doenças, traumatismos e anomalias bem como análise do crescimento e desenvolvimento da face e progressão do tratamento.
É o tipo de técnica indicada para examinar áreas não cobertas completamente pelos filmes intraorais.
Existem diversos tipos de exames extraorais e selecionar o exame mais indicado para cada paciente é um passo importante para uma adequada interpretação radiográfica e plano de tratamento.
Mão e Punho
A radiografia de mão e punho também é conhecida como carpal e é indicada para determinar a idade óssea do paciente já que possibilita observar o grau de maturação e calcificação dos ossos desta região. Sua análise auxilia na determinação da curva de crescimento do paciente sendo um poderoso aliado no planejamento de tratamentos ortodônticos.
Panorâmica com traçado: consiste em destacar acidentes anatômicas, níveis ósseaos do rebordo alveolar e estimar possíveis espaços e tamanhos para implantes;
AP (póstero-anterior) é indicada para avaliar assimetrias faciais, resultados de cirurgias ortognáticas, e relação maxilomandibular. A radiação incide da parte posterior para a anterior.
PA seio maxilar (Waters): é usada para observar e explorar seios maxilares, assoalhos das órbitas, seio frontal e células etmoidais;
PA de mandíbula: para visualizar diversas estruturas da face, incluindo a articulação temporo-mandibular.
Com o surgimento equipamentos panorâmicos digitais, houve uma imensa melhora na qualidade da imagem, aumentando ainda mais a sua utilização. Como nosso maior objetivo é a busca constante pela excelência, esta modalidade de exame também não poderia ficar de fora do arsenal diagnóstico da Qualix.
Radiografia ATM
A radiografia para Articulação temporo-mandibular (ATM) captura imagens da boca em máxima abertura, semiaberta e repouso. Permite avaliar anomalias que interferem na forma ou função da ATM, posicionamento dos côndilos em relação à fossa mandibular bem como a integridade das estruturas como o disco articular, eminência articular e cabeça da mandíbula.
Cefalométrica
É um exame comumente usado, que inclui uma vista lateral que permite visualizar as vias aéreas do paciente, delinear linhas, planos, ângulos e distâncias que serão usados para determinar medições e classificar a morfologia craniofacial do paciente;
Radiografia Panorâmica Digital
A radiografia panorâmica é um dos exames mais difundidos na odontologia. É uma radiografia extraoral que auxilia no diagnóstico das patologias, sendo realizada em uma única exposição, rápida, simples e contínua, possibilitando interpretar imagens dos dentes, maxilares, seios nasais, fossas nasais, além de ATM e espaço orofaríngeo e utilizada em todas as especialidades. São comumente utilizadas como a imagem inicial de uma avaliação e também muito úteis em pacientes que não têm boa tolerância aos exames intraorais.